A Executiva do União Brasil decidiu nesta quarta-feira, 20, afastar temporariamente da presidência da legenda o deputado federal Luciano Bivar. Há quem defenda abertamente a expulsao de Bivar, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
O vice-presidente Antonio Rueda assume o comando da sigla. A decisão ocorre depois do conflito protagonizado entre Bivar e Rueda, eleito para a presidência da legenda, e que seria empossado no segundo semestre.
As divergências entre o deputado federal e o advogado Rueda, ambos de Pernambuco, vinham se arrastando desde antes das eleições em que por unanimidade os correligionarios do União Brasil elegeram Rueda.
A denúncia contra Bivar de ameaças e retaliações ao correligionário se agravou com a suspeição de seu envolvimento no incêndio das casas de praia de Rueda e de sua irmão, Maria Emilia, tesoureira do partido. Ela foi aceita pela Executiva Nacional do partido no último dia 13, quando houve uma reunião e foi oferecido um prazo para o deputado se defender.
A denuncia sobre o suposto envolvimento no incêndio foi anexada as outras queixas feitas ao Supremo Tribunal Federal pelo advogado de Rueda.