UOL e Blog da Mara
A campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza, da gripe, começará no dia 12 de abril por meio do Sistema único de Saúde (SUS).
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 79,7 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários até 9 de julho. Desde o final de março a vacina já está disponível na rede privada em grande parte das clínicas de vacinação, de acordo com a Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC).
Se não houver contraindicações médicas, a vacina é oferecida já a partir dos 6 meses de vida. Já o cronograma do Sistema Único de Saúde (SUS) será composto por três etapas.
Em meio à pandemia de coronavírus e com parte da atenção voltada para a imunização contra a covid-19, é preciso ter atenção com a recomendação da saúde. Quem tomou o imunizante contra o coronavírus deve esperar pelo menos 14 dias para receber a dose contra o influenza.
Os primeiros a ser vacinados serão crianças entre seis meses a seis anos, gestantes, puérperas, população indígena e trabalhadores da saúde. A partir do dia 11 de maio será a vez dos idosos acima de 60 e professores. Em 9 de junho, a vacina será aplicada em pessoas com comorbidades e deficiência, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, população privada de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas.
Leia mais aqui.