A litorina era usada para o transporte do pagamento dos trabalhadores, e foi recuperada pelo Grupo Rovema.
Em cerimônia ao ar livre, na sexta-feira (30), a Prefeitura de Porto Velho recebeu, após serem reformados, os veículos litorina e kalamazu, que pertencem à Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
A restauração foi realizada com apoio do grupo empresarial Rovema. A litorina é um pequeno vagão ferroviário e o kalamazu é um veículo de quatro lugares, que foi utilizado na inspeção de linhas.
A entrega aconteceu no Dia do Ferroviário, e o prefeito Hildon Chaves agradeceu ao grupo Rovema pela generosidade de assumir a restauração dos equipamentos que tem muita importância para a história da ferrovia Madeira-Mamoré.
Segundo o vereador Alex Palitot, que participou do evento, a litorina era usada para o transporte do pagamento dos trabalhadores, diretores, médicos, e a kalamazu para a inspeção da linha.
A revitalização dos equipamentos rodantes foi executada por colaboradores do Grupo Rovema, que investiram tempo e força de trabalho. “Foi um gesto de muito altruísmo do grupo Rovema assumir a revitalização completa da litorina e da kalamazu. A população tem profundo respeito, carinho e um amor por estes bens e, por isso, eu agradeço em nome de todos”, disse o prefeito na ocasião. Hildon lembrou ainda que o complexo ferroviário quase foi completamente extinto em razão do abandono.
Leia mais aqui.