O Vietnã, após tentativa feita há mais de 20 anos, vai comprar carne brasileira pela primeira vez. É o que disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira, 28, que está em visita ao país juntamente com os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
A decisão, segundo comunicado do Palácio do Planalto, veio após uma série de reuniões com os líderes dos quatro pilares do sistema político vietnamita: o presidente, Luong Cuong; o presidente da Assembleia Nacional, Tran Thanh Man; o secretário-geral do Partido Comunista, Tô Lâm, além do primeiro-ministro, Pham Minh Chính.
“Tivemos uma reunião com o presidente, com o presidente da Assembleia, com o secretário-geral do partido, mas a reunião que tivemos agora foi com o primeiro-ministro. E qual foi a alegria? É que depois de muitos anos de tentativas, o primeiro-ministro anunciou que finalmente vai comprar a carne brasileira para o mercado do Vietnã. É uma notícia extraordinária e acho que é muito importante para o Vietnã, e é muito importante para o Brasil”, disse Lula, em vídeo postado em seu perfil nas redes sociais.
No vídeo, Lula diz também que a pauta de negociações com o Vietnã inclui conversas para tentar emplacar aeronaves regionais da Embraer no mercado asiático.
“As aeronaves da linha E190, com capacidade para pouco mais de 100 passageiros, são consideradas versáteis para deslocamentos rápidos e curtos, adequados para a geografia da região. Estamos tentando ainda vender uns aviões da Embraer, porque é um avião extremamente importante para a necessidade regional do Vietnã”, ressaltou Lula.
Segundo o comunicado do governo, após 17 anos desde a primeira visita de Lula ao país asiático o comércio entre os países passou de 534 milhões de dólares em 2008 para 7,7 bilhões em 2024, com saldo positivo brasileiro de US$ 405 milhões.