Após flexibilizações de Bolsonaro, número de pistolas liberadas pela PF dobra no Brasil

O número de novas pistolas liberadas pela P Fno Brasil cresceu 170% na gestão de Jair Bolsonaro, como resultado da edição de normas flexibilizadas. Foto: Marcelo Camargo.
Jair Bolsonaro, presidente da República. Foto: Marcelo Camargo/ABr.
 As novas normas editadas pelo governo permitiram ao brasileiro ter acesso a calibres mais potentes, antes restritos às forças de segurança; numero de novas pistolas cresceu 170% no governo Bolsonaro.
Matéria do jornal Folha de São Paulo desta terça-feira, 26, mostra que o número de novas pistolas liberadas pela Polícia Federal no Brasil cresceu 170% na gestão de Jair Bolsonaro, como resultado da edição de normas flexibilizadas, dando acesso a calibres mais potentes aos cidadãos, antes permitidos apenas às forças policiais.
Segundo a Folha, foram 108 mil novos registros de pistola em 2021, contra 40 mil em 2018, antes do atual governo.
No primeiro semestre de 2022 o número já ultrapassa o de 2018. O jornal obteve os dados sobre novas armas registradas junto à PF mediante pedido de LAI (Lei de Acesso à Informação).
Bolsonaro tem sido propagador da facilitação de acesso a armas pelo cidadão comum. Os jornalistas Raquel Lopes e Lucas Marchesini levantaram que já foram editados 19 decretos, 17 portarias, duas resoluções, três instruções normativas e dois projetos de lei que flexibilizam as regras de acesso a armas e munições.