Propaganda de rádio e TV dos candidatos começa dia 26 de agosto

Com aliança de 10 partidos, Lula da Silva terá o maior tempo de TV, acima de 3 minutos.
Presidente Lula não quis comparecer ao evento. Foto: Fernando Frazão.

De acordo com a legislação, a divisão do tempo de propaganda  dos candidatos  e de sua coligação  é estabelecida de acordo com o  peso dos partidos que formam as coligações. Esse peso é medido pelo tamanho das bancadas dos partidos na Câmara. Quando maior a bancada, maior o peso. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem a data-limite de 12 de agosto para publicar uma tabela com a representatividade da  Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional, após novas totalizações do resultado das ultimas eleições gerais, em 2018, efetivadas até 20 de julho deste ano, para fins de divisão do tempo destinado à propaganda eleitoral no rádio e TV.

O site Metropoles calculou o tempo estimado que cada um dos candidatos a presidência da República terá para levar sua mensagem ao eleitorado, a partir do dia 26 de agosto:

Lula (PT): 3 minutos e 20 segundos;

Conta com aliança de 10 partidos (PT, PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, Agir, PROS, PCdoB e PV).

Jair Bolsonaro (PL): 2 minutos e 40 segundos;

Reúne o apoio de três partidos, PL, Progressistas  e Republicanos.

Simone Tebet (MDB): 2 minutos e 16 segundos;

Sua candidatura reúne MDB, PSDB, Cidadania e Podemos.

Soraya Thronicke (UB): 2 minutos e 7 segundos;

Somente seu partido.

Ciro Gomes (PDT): 50 segundos;

Somente seu partido.