Deltan diz que irá recorrer ao TSE, ao STF e Câmara dos Deputados

Recurso será apresentado à Corte do TSE nesta terça-feira,30.
O ex-procurador e deputado cassado disse ser vítima de injustiça. Foto: Reprodução.

Entrevistado no programa Roda Vida da TV Cultura na noite de segunda-feira, 29, o deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) anunciou que pretende recorrer ao próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou seu mandato por unanimidade no dia 16 de maio. A decisão causou polêmica, e juristas que tem criticas à Lava Jato como Oscar Vilhena, Walter Maiorewitch, Reali Junior e Marco Aurelio Mello, ex-ministro do STF, consideraram ilegal a cassação. O recurso deve ser apresentado nesta terça-feira,30.

“Vou usar de todos os mecanismos legais para tentar reverter uma injustiça. O tribunal, a partir do trabalho do relator Benedito Gonçalves, criou uma inelegibilidade para me cassar,” afirmou. Deltan disse que o relator Benedito fez “um exercício de mente combinado com futurologia.”

“Ele disse que eu sai do Minsitério Público Federal para evitar que uma reclamação pudesse resultar num Processo Administrativo Disciplinar, pudesse resultar numa condenação e que pudesse ser uma pena de demissão,” declarou, registrando que nenhuma das 15 reclamações contra ele tinha potencial para se tornar um processo disciplinar.  Deltan Dellagnol declarou que irá também acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Câmara dos Deputados, pois entende que a “instituição tem de proteger suas competências.”

Veja a entrevista: