Nasa oferece a Lula aeronaves para captar imagens de queimadas na Amazônia

Governo brasileiro convidou americano a conhecer melhor o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Presidente Lula e Bill Nelson, administrador da Nasa. Foto: Ricardo Stuckert.

Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta segunda-feira, 24, o ex-senador Bill Nelson, administrador da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA) e a embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley. A reunião tratou da cooperação bilateral na área espacial e também contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos.

Lula da Silva foi presenteado com fotografias espaciais do acervo da agência. O administrador da Nasa comentou a respeito da possibilidade de apoiar a política de combate ao desmatamento, com a oferta de novas aeronaves com capacidade de captar fotografias precisas de queimadas, desgaste dos solos e depósitos de sedimentos no oceano, pelo rio Amazonas.

Essa e outras formas de colaboração foram conversadas com o presidente Lula, a serem detalhadas por meio do MCTI e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), bem como outras formas de apoio tecnológico ao combate ao desmatamento.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação Luciana Santos retomou o histórico da cooperação Brasil-EUA na área espacial, desde os anos 1980, e reforçou convite a Nelson para visitar o INPE, a fim de conhecer mais profundamente o trabalho do instituto e avançar em outras frentes.