O repórter Daniel Weterman, de O Estadão, revela na edição deste sábado, 19, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva bate o recorde dele mesmo anteriormente e de outros presidentes até agora: é o que mais liberou emendas parlamentares em um único mes na história.
O recorde aconteceu em julho, quando foram destinados pelo governo R$ 11,8 bilhões para Estados e municípios para atender indicação de deputados e senadores, sendo que no mesmo mes o governo Lula tesourou recursos da educação básica, alfabetização de crianças, do auxilio gás e farmácia popular, tudo revelado pelo Estadão.
São áreas em que Lula da Silva diz que não são gastos, são investimentos e prioridades, mas não hesita em cortar. Segundo a reportabem de Weterman, a liberação recorde das emendas no mes de julho resulta de levantamento feito pela Associação Contas Abertas com dados do Siga Brasil, sistema do Senado Federal.
O valor recorde tem explicação na fatura da PEC da Transição aprovada ainda em dezembro, antes de Lula tomar posse, e devido as emendas individuais que foram turbinadas mediante um orçamento secreto repaginado, agora batizado de emendas PIX.
Matéria completa no Estadão