Jean Wyllys é denunciado por homofobia contra Eduardo Leite

Governador processou também Roberto Jefferson e Jair Bolsonaro por causa de ataques a sua orientação sexual.

Uma vitória do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB): a Promotoria de Justiça Criminal de Porto Alegre denunciou nesta quinta-feira,14, o ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) pelo crime de injúria contra o governador.

O governador, em julho deste ano, afirmou ter sofrido homofobia por parte de Wyllys após os dois terem discutido na rede social “X” (antigo Twitter), e acionou o Ministério Público. O bate boca se deu após o político gaúcho ter anunciado a manutenção das escolas cívico-militares, na contramão do governo federal.

Jean Wyllys   disse que Leite sofria de “homofobia internalizada”, em referência a sua orientação sexual. A promotora de Justiça Claudia Lenz Rosa disse no documento em que o Ministério Público faz a denúncia que, com essa atitude, o petista injuriou o governador “ofendendo-lhe a dignidade e o decoro, em razão de sua orientação sexual”.

No video em que divulga a decisão de representar contra o petista, que por causa da declaração ficou sem cargo no governo de Luiz Inácio, o governador Eduardo Leite diz que do mesmo jeito que representou judicialmente contra Roberto Jefferson “quando ele disparou ataques homofóbicos contra mim” e quando Jair Bolsonaro “veio ao Rio Grande do Sul e fez piadas de mal gosto” eu decidi também fazer “contra Jean  Willys que me ataca contra uma decisão de governo associando a preferência sexual carregada de preconceito e discriminação.”

Veja o video do governador: