Entrevistado pelo O Globo, o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, disse esperar que o Brasil, atualmente na presidência do Conselho de Segurança da ONU, condene de maneira muito forte os ataques do grupo terrorista Hamas a Israel, ocorridos no sábado, 7.
Os terroristas promoveram bombardeios, assassinatos, sequestros e manutenção de civis reféns. Nesta terça-feira, 10, foi confirmada a morte da brasileira Bruna Valeanu, e na segunda-9, já havia sido noticiada a morte do gaúcho Ranani Glazer. Ambos tem pouco mais de 20 anos.
“O Brasil é um país importante na arena internacional. Esperamos que o Brasil lidere uma condenação muito forte contra as ações terroristas do Hamas, para que ninguém mais pense em fazer isso”, disse o embaixador na entrevista.
Ele disse ainda que o que ocorreu em Israel no dia dos ataques merece mais do que as palavras usadas, embora o governo Luiz Inácio Lula da Silva tenha falado em terrorismo.
“É puro terrorismo. Vimos crianças decapitadas na frente dos pais, mulheres estupradas e agredidas. O Hamas não representa os palestinos,” disse.
Para o embaixador, o Brasil é um país muito importante internacionalmente e, por esta razão, deve ter um posicionamento mais duro, inclusive contra o Irã, que abertamente defende o Hamas.
Leia mais aqui