Brasileiros ficam fora da lista de estrangeiros a deixar Gaza pela terceira vez

Na segunda lista divulgada na quinta-feira, 2, segundo a Agência Brasil, dos 576 estrangeiros autorizados a deixar Gaza, 400 eram dos Estados Unidos.
Ministro Mauro Vieira falou com chanceler do Egito. Foto: Marcelo Camargo.

Foi divulgada nesta sexta-feira, 3, nova lista com 571 estrangeiros autorizados pelo Egito a deixar a Faixa de Gaza. Brasileiros, pouco mais de 30, mais uma vez – terceiro dia – ficaram de fora da lista contemplada. Do total de estrangeiros, 367 são estadunidenses e outras 127 são britânicas. Há pessoas ainda da Alemanha, da Itália, da Indonésia e do México, informou a Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia.

Na segunda lista divulgada na quinta-feira, 2, segundo a Agência Brasil, dos 576 estrangeiros autorizados a deixar Gaza, 400 eram dos Estados Unidos. Havia ainda nacionais do Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coréia do Sul, Croácia, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Tchade.

O ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores do Brasil, reiterou ao chanceler do Egito, Sameh Shoukry, pedido para que os 34 brasileiros retidos na Faixa de Gaza possam passar pela fronteira de Rafah.

Eles estão abrigados nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. Segundo o Itamaraty, o esquema de resgate está de prontidão e prevê auxílio desde a saída da Faixa de Gaza – com equipes e ônibus, medicamentos e alimentação – até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) os aguarda.