A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 7 a Operação Ponto de Fusão, que resulta de investigações para apurar condutas criminosas ocorridas em dezembro de 2022, em Jaru, por pessoas contrárias à posse do eleito para a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo a PF, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Teixeiropolis, Nova União e Ouro Preto do Oeste, todos expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia.
A ação resultou na prisão de uma pessoa em flagrante por posse irregular de arma de fogo, e apreensão de arma e munições.
Na época, pessoas se envolveram em supostos atos antidemocráticos, havendo crimes de resistência e porte ilegal de arma de fogo. Um dos atos foi, com arma e capuzes, os investigados forçarem a parada de um ônibus, no dia 12 de dezembro, próximo à cidade de Jaru, aproximadamente as 5 horas, obrigando a saída do motorista e dos passageiros.
De acordo com as investigações da PF, a intenção era incendiar o ônibus, o que não ocorreu devido à aproximação de viatura da Polícia Militar. Os suspeitos fugiram. Um deles foi alcançado pela PM.
As investigações apontam que os envolvidos poderão responder pelos crimes de golpe de estado, resistência e porte ilegal de arma de fogo, sem prejuízo de outros delitos que possam ser identificados durante a investigação.