A apreensão de cinco escavadeiras e quatro motores hidráulicos foi uma das ações desencadeadas pela Polícia Federal na Operação Novo Eldorado, no município de Curianópolis, Pará, na terça-feira, 16, para combate ao garimpo ilegal de ouro.
A operação foi desencadeada para o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão. Estima-se que o prejuízo aos investigados por exploração ilegal de ouro chegue a R$ 5 milhões. Os investigados ainda não foram identificados.
A área de garimpo ilegal na região é superior a 22 hectares, e a atividade está prejudicando o leito dos rios, com sedimentação proveniente dos resíduos da lavra do minério. O Rio do Sereno é um dos mais afetados.
A Polícia Federal acredita que um aparelho celular apreendido na operação deve ajudar o inquérito a chegar aos responsáveis pela extração ilegal.
Tem sido constante o combate feito pela PF aos garimpos ilegais. As operações atuais são desdobramentos de outras recentes, como a operação Boa Sorte, também de garimpo de ouro, deflagrada em dezembro de 2023.