Sistema de pagamentos do governo federal é invadido

Existe a suspeita de que os autores do ataque conseguiram emitir ordens bancárias e desviar recursos.
Sede da Polícia Federal em Brasília. Foto: José Cruz.

O sistema de administração financeira do governo federal, o Siafi, usado na execução de diversos pagamentos, foi alvo de uma invasão em 13 de abril, informa a Polícia Federal. O caso foi revelado nesta segunda-feira, 22.

Existe a suspeita de que os autores do ataque conseguiram emitir ordens bancárias e desviar recursos, mas não há ainda valores concretos.

Com apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Polícia Federal atua no rastreio dos suspeitos. A invasão começou a ser investigada, segundo o jornal Folha de São Paulo, há duas semanas por especialistas em segurança cibernética.

A invasão teria ocorrido a um sistema de autenticação, e a partir deste o usuário entrou no Siafi com o cadastro de um usuário real. Usuários autorizados para fazer pagamentos, que tem senha própria para isso, tiveram acessos utilizados por invasores, sem autorização.

O Ministério da Economia, em 2021, foi alvo de um ataque hacker no mês de agosto daquele ano na rede interna do Tesouro Nacional havia sido alvo de um ataque hacker no mês de agosto daquele