Defesa Civil reconhece situação de emergência em seis cidades do Acre

Os principais rios, como o Juruá,  já ultrapassaram ou se aproximam das cotas de transbordamento.
Cruzeiro do Sul, com 12 bairros atingidos, foi afetado pela cheia do rio Juruá. Foto: Edson Fernandes/Secom.

O grande volume de chuva registrado no estado do Acre nos primeiros dias do mês de abril elevou o volume dos rios e causaram inundações em diversas cidades. Já são afetadas, no total, 40 mil pessoas que vivem em comunidades urbanas, rurais e ribeirinhas.

A  Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu,  nesta terça-feira, 14, situação de emergência em seis municípios. A Portaria n° 1.188 está publicada da no Diário Oficial da União e vale a partir de hoje. Os municípios que podem obter ajuda nacional são: Cruzeiro do Sul; Feijó; Mâncio Lima; Plácido de Castro; Rodrigues Alves e Tarauacá.

Dados do governo do Acre identificaram volumes expressivos de chuva nos primeiros dias de abril, com acumulados de até 280 milímetros em algumas regiões.

O governo estadual decretou, em 5 de abril, por meio do decreto nº 11.865,  situação de emergência nos municípios citados, com o objetivo de  fortalecer as ações que já vêm sendo realizadas para atender a população afetada.

De acordo com o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Batista, o decreto fortalece a atuação conjunta do poder público diante da gravidade da situação.

Os principais rios, como o Juruá,  já ultrapassaram ou se aproximam das cotas de transbordamento. Cruzeiro do Sul foi atingido por ele;  o nível do rio atingiu 14,06 metros, acima da cota de 13 metros. Doze bairros foram afetados pelas cheias. Em Feijó, o rio chegou a 12,34 metros.

O cenário é considerado de total atenção pelo governo estadual, com famílias desalojadas, desabrigadas, além de prejuízos significativos à infraestrutura, mobilidade e à agricultura de subsistência.

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência podem solicitar ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional recursos para ações de defesa civil. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados.

Com informações da Agência Brasil  e governo do Acre.