Operação da PF em três cidades de RO tenta solucionar oito assassinatos por conflito de terra

Vítimas foram mortas entre 2009 e 2016. Todas eram trabalhadores rurais e atuavam em movimento de defesa do trabalhador rural. Estavam envolvidas em denúncias de ocupação ilegal de terra e crimes ambientais.
Polícia Federal, com apoio do MP, cumpre nove mandados em Rondônia. Foto: Divulgação/PF.

A Polícia Federal  deflagrou, nesta terça-feira , 14,  operação policial para cumprimento de nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Ji-Paraná, Candeias do Jamari e Porto Velho, todos em Rondônia, para tentar solucionar o assassinato de  oito trabalhadores rurais e de lideranças camponesas em razão de conflitos por terra na área rural do Estado. A operação conta com apoio do Ministério Publico.

Os mandados foram autorizados pela  Justiça Federal de Rondônia. Os policiais buscam elementos probatórios destinados ao esclarecimento dos fatos, identificação dos autores e à delimitação das circunstâncias dos crimes investigados.

Os crimes ocorreram há mais de dez anos. E teriam sido cometidos no espaço de sete anos, entre 2009 e 2016, nos municípios de Buritis, Nova Mamoré, Porto Velho, Machadinho D’Oeste,  Alto Paraíso e Ariquemes.

Todas as vítimas eram trabalhadores rurais e atuavam em movimentos de defesa de trabalhadores rurais em Rondônia. Elas estavam envolvidas em denúncias relacionadas à ocupação ilegal de terras e atividades ambientais criminosas, segundo a Polícia Federal

Os crimes investigados podem configurar, em tese, homicídio doloso qualificado, cujas penas são de 12 a 30 anos de reclusão, e associação criminosa, de 1 a 3 anos de prisão.