Pesquisar
Close this search box.

Eleições 2020: “Partido tem de fazer o dever de casa e selecionar bons candidatos”, diz Marcos Rogério

Presidente estadual do DEM, senador afirma que muitos partidos ficarão de fora da disputa por causa da coligação proporcional. Foto: Agência Senado.
Senador Marcos Rogério, da base governista. Foto: Divulgação.

ENTREVISTA

Presidente do Democratas (DEM) em Rondônia, o senador Marcos Rogério disse que o partido teve de se reestruturar, se reorganizar para participar das eleições municipais, “havia muitas pendências nos municípios” e, após esse trabalho, conseguiu regularizar o CNPJ em 50 das 52 cidades do Estado, ficando de fora apenas Mirante da Serra e Primavera de Rondônia.

“Agora estamos organizados, aptos a participar da eleição e nossa projeção é ter pré-candidatos a prefeito em 25 dos 50 municípios, além de candidatos a vice e nominatas  de vereadores em todas as cidades onde organizamos o partido”, disse.

O DEM administra hoje 5 municípios, uma vice-prefeitura e tem 22 vereadores eleitos. “A projeção é mais do que triplicar essa quantidade”, afirma o senador.

Ao Blog, ele disse que o foco não é lançar candidatos em todos os municípios, mas em regiões onde “existem bons quadros, pessoas preparadas e comprometidas” e o partido “precisa começar a fazer o dever de casa na seleção de pré-candidatos.”

A entrevista foi concedida ao Blog antes de Sérgio Moro pedir demissão do Ministério da Justiça. A seguir a entrevista:

Blog da Mara – O DEM terá candidato a prefeito em Porto Velho, maior colégio eleitoral de Rondônia?

Marcos Robério – O DEM está trabalhando o nome do Dr. Fabrício Jurado, foi candidato a senador na última eleição,  jovem advogado, preparado, fez vários cursos de formação política, de gestão, faz parte do Renova BR, esteve fora do país fazendo cursos na área  de gestão, é nome que representa justamente essa renovação e expressão de uma boa política. Ele vem com muito preparo, muito gás, muita vontade. É o pré-candidato de Porto Velho à prefeitura da capital. Porém, isso não impede  obviamente que partido dialogue com outras forças políticas, outras expressões políticas, incluindo o prefeito da capital, por quem tenho apreço pessoal, sou parceiro da administração dele, não há nenhum impedimento disso. O foco está na candidatura própria mas as conversas estão  acontecendo naturalmente.

Blog da Mara – Como o partido se organizou para a disputa das eleições municípios daqui a alguns meses?

Marcos Rogério – O partido teve de se reorganizar, se reestruturar, havia muitas pendências nos municípios. Os CNPJs estavam inativos, e após esse trabalho conseguimos nos tornar aptos, nos regularizar em 50 municípios. Ficou de fora apenas Mirante da Serra e Primavera de Rondônia. Nossa projeção é ter pré-candidatos a prefeito em 25 dos 50 municípios, além de candidatos a vice e nominatas de vereadores em todas as cidades onde organizamos o partido.

Blog da Mara –  Quantos prefeitos e vereadores o DEM possui hoje?

Marcos Rogério – O DEM administra hoje 5 municípios, Chupinguaia, Cacaulândia, Guajará-Mirim, Monte Negro e São Miguel do Guaporé, a vice-prefeitura de Rio Crespo e tem 22 vereadores eleitos. A projeção é mais do que triplicar essa quantidade. Queremos aumentar tudo.

Agora, o foco do partido é lançar candidatos onde a gente tem bons quadros, pessoas preparadas, comprometidas, com bom programa de gestão. Porque não basta disputar eleição e vencer. Tem de governar bem, fazer boa gestão e o partido também tem responsabilidade, e precisa começar a fazer o dever de casa na seleção de pré-candidatos. Onde não tem pré-candidato qualificado é melhor não participar de eleição, não lançar no município.

Blog da Mara –  Como o DEM se preparou para eleições proporcionais sem coligação partidária, regra a partir de agora?

Marcos Rogério – Olha, acho que aqui todos os partidos tiveram que se adaptar, muitos não conseguiram formar nominata nos municípios e vão ficar de fora da disputa. Nós já vínhamos trabalhando isso antes, então onde focamos para ter nominata  e de vereadores e candidatura majoritária conseguimos. Não vou dizer que foi tarefa fácil porque não foi. Antes, nas eleições, havia disputa por vagas. A cada eleição isso diminui, diminui o número de candidatos. Creio que estamos passando por uma transição que penso eu daqui a pouco vamos chegar numa situação que a representação proporcional fica comprometida; nós vamos ter que adotar um sistema distrital, majoritário também para as candidaturas locais. Nós vamos ter bons nomes para prefeito, vice e  vereadores.

Blog da Mara – É preciso considerar a proporcionalidade de gêneros na disputa. O DEM terá mulheres candidatas, cumprirá a regra?

Marcos Rogério – Nesse quesito não teve maiores dificuldades  porque esse foi o primeiro objetivo, cuidar das candidaturas femininas, e isso começou muito antes de agora da corrida de nomes. No ano passado fizemos vários encontros, simpósios, encontros, criamos uma direção estadual para o DEM mulher, está presente em Ariquemes, Porto Velho, Ji-Paraná, justamente preparando essa base para as eleições deste ano. Quando veio agora o momento para indicação de nominatas não tivemos dificuldade, avançamos nesta questão.

Blog da Mara – O sr. acredita que a eleição será adiada por causa da pandemia do novo coronavírus?

Marcos Rogério – Neste momento não dá para afirmar que será adiada ou não. A minha percepção é que se essa situação se esticar um pouco mais, e entrarmos junho com a situação de hoje, será complicado manter o calendário. Não acredito e não trabalho com a hipótese de prorrogação de mandato, mas o adiamento das eleições, quem sabe para o final de novembro o primeiro turno e segundo turno em dezembro pode ser possível. Depende do que vai acontecer nos próximos dias, da necessidade.