Com informações do G1 e Correio Braziliense
Foi anunciada nesta segunda-feira, 9 pela equipe de transição do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, o conselho consultivo para o combate à Covid-19. A brasileira Luciana Borio é um dos membros do grupo.
A brasileira é pesquisadora sênior de saúde global do Conselho de Relações Exteriores dos EUA, ex-diretora de preparação médica e de biodefesa do Conselho de Segurança Nacional do país e ex-cientista-chefe interina da FDA (sigla em inglês para Food and Drug Administration), órgão equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ela começou a trabalhar no governo americano na presidência de George W. Bush depois do atentado às Torres Gêmeas, em 2001, e de lá para cá assumiu cargos de liderança nos governos Barack Obama e Donald Trump. Foi diretora para preparação médica e de biodefesa do Conselho de Segurança Nacional, que assessora a Casa Branca – órgão que foi extinto no governo Trump.
Em maio, em uma entrevista ao Estadão, Borio afirmou que houve uma mudança de direção com a atual administração. “Perdemos tempo nesses três anos”, afirmou, à época.
O presidente americano Joe Biden, a vice-presidente Kamala Harris e a equipe de transição serão aconselhados pelos especialistas em saúde pública no enfrentamento da pandemia. O conselho consultivo será liderado pelos copresidentes David Kessler, Vivek Murthy e Marcella Nunez-Smith.