Pesquisa aponta Cristiane na frente de Hildon com 10 pontos de diferença

Segundo a pesquisa, o que teria contribuído para o aumento de intenções de votos na candidata é o apoio das mulheres.
Dados da pesquisa mostram crescimento de Cristiane.

Números divulgados pelo instituto Phoenix na noite de quinta-feira, 26, mostram que a vereadora Cristiane Lopes (PP) ultrapassa o prefeito Hildon Chaves (PSDB) na intenção de votos para prefeito da capital. A eleição de segundo turno ocorre no domingo, 29.

Pelos dados apresentados a 72 horas antes das eleições, Cristiane surge com 55% das intenções de votos, e Hildon Chaves, que tenta a reeleição, com 45% . A pesquisa do Ibope de segundo turno, divulgada em 21 de novembro, mostra o contrário: o prefeito teria 49% das intenções de votos, e Cristiane 33%.

A diferença, pelo Instituto Phoenix, é de 10%. Segundo a pesquisa, o percentual de cada candidato refere-se ao IVD – Índice de Votos Definidos, onde não é levado em conta o voto dos indecisos, mas sim o voto daqueles eleitores que já defiram o seu voto. Se for levado em conta o voto dos indecisos (7,8%), Cristiane Lopes estaria com 50,70% contra 41,5% do prefeito Hildon Chaves.

Segundo os dados da pesquisa, o que teria contribuído para o aumento de intenções de votos na candidata é o apoio das mulheres (2/3 das entrevistadas) e do eleitor evangélico (+ de 73%),  que apostam em uma candidata mais ligada ao segmento cristão, e que não carrega o apoio de segmentos supostamente contrários aos valores ligados à família.

Na tabela abaixo, confira os números do voto feminino e masculino obtidos na pesquisa:

Dados da pesquisa

A pesquisa foi registrada no TER-RO com o número 08407/2020, e realizada entre os dias 23 e 24 de novembro com 615 entrevistados. Foi contratada pelo jornal Correio Continental. A pesquisa é assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 7655-A) e possui margem de erro de 3%, e nível de confiança de 96%.