Mulheres comandarão 658 prefeituras, em apenas 12% das cidades

Rondônia elegeu seis prefeitas, 2 delas reeleitas, em Chupinguaia, Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste, Vale do Paraíso, Ariquemes e Guajará-Mirim.
De 20 mulheres que concorriam ao cargo no 2º turno, 7 foram eleitas. Foto: Ag. Senado.

Aline Guedes, Agência Senado

Prefeituras de 658 cidades brasileiras serão comandadas por mulheres a partir de 2021. Das 20 que concorriam ao cargo no segundo turno das eleições 2020, sete foram eleitas e vão tomar posse em 1º de janeiro. O pleito foi realizado neste domingo (29), em 57 municípios. No primeiro turno, ocorrido em 15 de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia registrado a eleição de 651 mulheres ao cargo de prefeitas e 885 para vice.

Suéllen Rosim, do Patriota, será a primeira prefeita de Bauru (SP). Ela recebeu 89.725 votos, o que corresponde a 55,98% do apurado das urnas neste segundo turno. Ponta Grossa, no Paraná, também será governada pela primeira vez por uma mulher a partir de 2021: a Professora Elizabeth, do PSD, obteve 87.932 votos, equivalente a 52,38% do total de votos válidos.

Em Praia Grande (SP), Raquel Chini, do PSDB, recebeu 75.739 votos, o que corresponde a 53,52% do total. Já Pelotas (RS) continuará tendo como prefeita Paula Mascarenhas, do PSDB, reeleita com 68,7%, ou 105.206 votos computados.

Rondônia

O eleitorado de Rondônia elegeu seis mulheres. Sao as seguintes: dos municípios de Chupinguaia, Sheila Flávia (reeleita); Cerejeiras, Lisete Marth (reeleita); Pimenteiras do Oeste, Valeria Garcia;  Vale do Paraíso, Poliana Gasqui; Ariquemes, Carla Redano e Guajará-Mirim, Raíssa Bento.

Minas Gerais

Os municípios mineiros de Contagem, Juiz de Fora e Uberaba também elegeram mulheres para comandar suas prefeituras. Marília Campos, do PT, vai governar Contagem pela terceira vez, depois de ter obtido 51,35% dos votos válidos; Margarida Salomão, também do PT, será a primeira prefeita de Juiz de Fora, com 54,98% de aprovação do eleitorado; e Elisa Araújo, do Solidariedade, comandará a prefeitura de Uberaba, após vencer com 57,36% dos votos válidos.

Nas redes sociais, o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) comemorou o feito e desejou sucesso às três:

“Importantes cidades de nosso Estado serão governadas por mulheres a partir de 2021. Parabéns pela vitória e pela confiança conquistada de seu povo. Desejo-lhes uma gestão de muito sucesso e muitas conquistas. Contem comigo e com meu trabalho no Senado para o que for preciso”.

Time em campo 

Apesar de representarem mais de 51,8% da população e mais de 52% do eleitorado brasileiro, mulheres ainda são minoria na política. Em entrevista à Agência Senado, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) comentou que, apesar dos avanços, “o time ainda está incompleto”.

Leia mais aqui. 

 

Legenda da foto:

As prefeitas eleitas em 2º turno (da esq. para a dir.): em cima, Raquel Chini, Praia Grande (SP), Suéllen Rosin, Bauru (SP), Paula Mascarenhas, Pelotas (RS), e Professora Elizabeth, Ponta Grossa (PR); abaixo, Elisa Araújo, Uberaba (MG), Marília Campos, Contagem (MG), e Margaria Salomão, Juiz de Fora (MG)