Caged aponta municípios que mais geraram emprego em RO em 2020

Ji-Paraná foi quem mais teve perdas de empregos formais, contabilizando um saldo negativo com 935 postos de trabalho, seguido por Porto Velho (-451). Foto: Divulgação.

Comunicação Facer

O ano de 2020 foi marcado pela pior crise sanitária do século, mesmo assim alguns municípios de Rondônia apresentaram saldo positivo na geração de empregos formais, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

O destaque positivo vai para a cidade de Vilhena, que gerou 1374 novos empregos no ano de 2020 e obteve o melhor desempenho entre as cidade de Rondônia, seguida por Cacoal (385), Pimenta Bueno (371), Ariquemes (240), Espigão do Oeste (172).

Já o município de Ji-Paraná foi quem mais teve perdas de empregos formais, contabilizando um saldo negativo com 935 postos de trabalho, seguido por Porto Velho (-451), Jaru (-93), Governador Jorge Teixeira (-37), Candeias do Jamari (-28).

No geral, Rondônia teve saldo positivo. Foram 96.400 contratações contra 93.737 demissões, gerando um saldo de 2.663 novos postos de trabalho no Estado.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (FACER), Francisco Hidalgo Farina, acredita que as estratégias para a retomada da economia, alinhadas pela Federação e as demais instituições do setor produtivo, foram decisivas para os resultados obtidos em 2020.

“O setor produtivo, em especial o agronegócio, ajudaram Rondônia a ter um bom despenho na geração de empregos formais. Alguns municípios, de acordo com o seu perfil, sentiram mais que outros os efeitos da pandemia. Sabemos que neste anos ano de 2021 precisamos trabalhar ainda mais para fortalecer a economia e gerar empregos em todos os municípios de Rondônia”, destaca.