Anuário Peixe BR: Rondônia é líder na produção de peixe nativo, com 56,5 mil t

A receita no Estado cresce a cada ano com a produção de peixe nativo.
O peixe tambaqui é apreciado em várias partes do país. Foto: Renata Silva.

A piscicultura em Rondônia já é uma importante base da economia agropecuária do Estado, e o levantamento anual da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), mostra que é na região que se concentra a maior produção de peixes nativos do Brasil.

O Anuário 2024 Peixe BR da Piscicultura revela que Rondônia produziu 56,5 mil toneladas de pescado, o tambaqui na liderança, espécie predominante nos tanques de produção. É o melhor resultado também entre estados da região Norte, que vem se destacando nacionalmente na produção de pescado nativo.

A seguir se destaca Mato Grosso, com 40, 5 mil toneladas; Maranhão, 38, 3 mil toneladas; Pará, com 23,2 mil toneladas e Amazonas, com 20,5 mil toneladas.

Segundo o Anuário da Peixe BR, no balanço geral o Brasil gerou 263.479 toneladas de peixes classificados como nativos. No total, considerando-se a produção pesqueira em geral, o volume produzido foi de 887.029 mil toneladas.

O governo de Rondônia considera que o cenário positivo da piscicultura no qual Rondônia está inserido é resultado da política de incentivos do Estado. Em 2022, o setor produziu US$ 80 mil de receita, sendo esse valor superado muito no ano passado: US$ 1,5 milhão.

A expectativa de crescimento é ainda maior em função da promoção feita em torno da cultura do peixe rondoniense, com destaque para o tambaqui, durante eventos dentro e fora do Brasil.