Ciclo de palestras marca os 50 anos da 17ª Brigada em RO

A primeira palestra é Amazônia Legal, com explanação  do general de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira.
General José Leal é palestrante no evento. Foto: Divulgação.

A partir desta terça-feira, 30 de julho,  até o dia 1 de agosto, a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) em Rondônia promove em parceria com a 17ª Brigada de Infantaria e Selva um ciclo de palestras com o tema Defesa e Segurança na Amazônia. O evento marca os 50 anos da 17ª Brigada no Estado. As palestras são à noite, das  19h às 21h30, no auditório do Tribunal de Justiça.

A primeira palestra desta terça feira é Amazônia Legal, com explanação  do general de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira, comandante da 17ª Brigada de Infantaria e Selva. A seguir, com previsão de iniciar às 20h, ocorrerá a palestra a 17ª BIS na Defesa e Segurança da Amazônia Ocidental pelo chefe de Estado Maior da coronel Roberto Adriano Dorneles de Matos.

Na quarta-feira,  31, o professor da Universidade Federal de Rondônia (Unir) Lourismar da Silva Barroso é o palestrante do tema Raízes Históricas de Rondônia, e o presidente da Federação das Industrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé da Silva Almeida, trata do tema Indústria de Rondônia: Situação atual e perspectivas.

Inteligência, Contrainteligência e Segurança da Informação é a palestra do superintendente da Agencia Brasileira de Informação (Abin/RO), Hermam Eder Pimenta, a partir das 19h, e depois a psicóloga Maria Albertina de Souza, atualmente coordenando a Comissão Provisória da Asdeg/RO, irá falar sobre o Sistema Escola Superior de Guerra (ESG) e Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Asdeg).

Rondônia conta com 230 diplomados na Adesg e aproximadamente 20 esguianos  pela Escola Superior de Guerra no  Rio de Janeiro nos Altos Estudos de Política e Estratégia.

Muitos desempenharam cargos e funções de alta relevância no Estado – ex-governadores e vice-governador, secretários de estado, deputados federais e estadual, magistrados, professores doutores, empresários, procuradores de estado e oficiais das Forças Armadas.

Com a criação da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) em 1951 foi possível difundir no país os fundamentos doutrinários e o método de planejamento estratégico desenvolvidos na Escola Superior de Guerra.  A entidade é o braço civil da ESG, e atua no amplo espaço cultural da nação brasileira, levando   o ideal de criação de uma nação próspera, justa e democrática.

Serviço: Ciclo de palestras Defesa e Segurança na Amazonia

Data e horário: 30 de julho a 1º de agosto, a partir das 19h

Local: Auditório do Tribunal de Justiça, à rua José Camacho, 585, Porto Velho.

Contato: Maria Albertina de Souza ( 69 992459310) e Lourdes Maria (61 983046270)