Duelo da Fronteira é retomado em três noites de festa em Guajará Mirim

Este ano o Flor do Campo trará o tema “Os guardiões dos saberes ancestrais” e o bumbá Malhadinho apresenta o tema “Folclórico Brasileiro”.
Boi Flor do Campo em apresentação de 2015. Foto: Bruno Corsino.

Com informações da Secom/RO

Sem ocorrer de forma presencial há sete anos, o Festival Folclórico Duelo na Fronteira, volta a ser realizado em Guajará-Mirim, a pouco mais de 300 quilômetros de Porto Velho, capital de Rondônia.  O evento com o tema “Resistencia Cultural” acontecerá nos dias 13,14 e 15 de outubro pelo governo de Rondônia por meio da Associação Waraji, com apoio da prefeitura do município, no bumbódromo Márcio Menacho.

Boi Malhadinho, outra atração do festival, aqui em apresentação de 2015. Foto: Bruno Corsino.

O festival voltou a fazer parte do calendário cultural do Estado. De um lado está a Agremiação Folclórica, Boi-bumbá Flor do Campo, que tem cravada na testa de seu bumbá, o trevo de quatro pontos e as cores vermelha e branca.

Do outro lado está a Agremiação Folclórica e Cultural, Boi-bumbá Malhadinho, com as cores azul e branca, ostentando como símbolo na cabeça do seu bumbá, a meia lua.

O “duelo” acontece na arena do bumbódromo, onde as agremiações se apresentam com vinte e um itens, que são avaliados por jurados. O Estado ofereceu os juros dessa vez, tendo como comissão seletiva dois representantes de cada agremiação, que contam com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel.

Este ano o Flor do Campo trará o tema “Os guardiões dos saberes ancestrais” e o bumbá Malhadinho apresenta o tema “Folclórico Brasileiro”.

Veja a programação e outros detalhes do evento aqui