Com informações da Secom/RO
Sem ocorrer de forma presencial há sete anos, o Festival Folclórico Duelo na Fronteira, volta a ser realizado em Guajará-Mirim, a pouco mais de 300 quilômetros de Porto Velho, capital de Rondônia. O evento com o tema “Resistencia Cultural” acontecerá nos dias 13,14 e 15 de outubro pelo governo de Rondônia por meio da Associação Waraji, com apoio da prefeitura do município, no bumbódromo Márcio Menacho.
O festival voltou a fazer parte do calendário cultural do Estado. De um lado está a Agremiação Folclórica, Boi-bumbá Flor do Campo, que tem cravada na testa de seu bumbá, o trevo de quatro pontos e as cores vermelha e branca.
Do outro lado está a Agremiação Folclórica e Cultural, Boi-bumbá Malhadinho, com as cores azul e branca, ostentando como símbolo na cabeça do seu bumbá, a meia lua.
O “duelo” acontece na arena do bumbódromo, onde as agremiações se apresentam com vinte e um itens, que são avaliados por jurados. O Estado ofereceu os juros dessa vez, tendo como comissão seletiva dois representantes de cada agremiação, que contam com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel.
Este ano o Flor do Campo trará o tema “Os guardiões dos saberes ancestrais” e o bumbá Malhadinho apresenta o tema “Folclórico Brasileiro”.
Veja a programação e outros detalhes do evento aqui