Empresários de RO se manifestam contra medidas mais restritivas em carta ao governo

O presidente da Associação Comercial de Rondônia, Vanderlei Oriani, é um dos signatários do documento. Foto: Arquivo pessoal.

Blog da Mara

Carta assinada por dezenas de entidades empresariais de Rondônia entregue ao governador Marcos Rocha nesta terça-feira, 12, manifesta preocupação com o colapso da economia no Estado e se posiciona contra a adoção de medidas mais restritivas em novo decreto a ser editado destinado ao enfrentamento do novo coronavírus.

Reunião acontece agora a tarde com representantes do governo, informa o presidente da Associação Comercial de Rondônia, Vanderlei Oriani.

“As entidades empresariais abaixo registradas, unidas em prol da manutenção do emprego e desenvolvimento econômico de Rondônia, aliados ao imprescindível sabor da saúde e bem estar da sociedade, vêm, com o devido respeito à esta máxima instituição republicana, manifestar-se contrária à edição de medidas mais restritivas que as já vivenciadas ao longo das últimas semanas”, inicia o documento.

Segundo as entidades, as  empresas é que “´produzem todas as riquezas do estado de Rondônia”, pagando tributos que chegam a 40% do faturado, e com sua produção é que a Fazenda Pública arrecada todo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para sustentar “o tripé segurança, educação e saúde.”

Do mesmo modo como o governador Marcos Rocha, os empresários rondonienses, pela primeira vez, publicamente citam a imprensa: “Mais um decreto público será publicado e o governo do Estado só atende a imprensa, e nós empresários de todo o estado de Rondônia queremos  ser respeitados. O governador foi eleito pelos votos de todos os rondonienses, por isso temos o direito de tratar com vossa excelência dos destinos econômicos e da saúde pública”, queixaram-se.

Leia abaixo a íntegra do documento:

Carta Setor Empresarial de Rondônia