Pesquisar
Close this search box.

Força Nacional na região de Belo Monte para conter desmatamento

A região, faz tempo, é um dos principais alvos de madeireiros, grileiros de terras e garimpos ilegais.
Força Nacional de Segurança de novo no Pará. Foto: Divulgação.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública no combate ao elevado índice de desmatamento verificado na região do município de São Félix do Xingu, no Pará, no local onde foi erguida a hidrelétrica de Belo Monte. A informação é do jornal “O Estado de São Paulo.”

Ministro Ricardo Salles. Foto: Valter Campanato/ A. Brasil

A região, já faz tempo,  é um dos principais alvos de madeireiros, grileiros de terras e garimpos ilegais, ações que aumentaram nos últimos anos com o início de construção da usina. O uso da Força Nacional foi uma solicitação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

“O apoio da Força Nacional está sendo realizado a pedido do Ministério do Meio Ambiente, em reforço às ações do Ibama”, comentou Salles.  “Estamos fazendo uma ação motivados pelo grande volume de desmatamento ilegal naquela região.”

Salles não soube precisar o número de agentes da Força Nacional que atuarão na região, tampouco o número de servidores do Ibama que já estão na área. O trabalho das equipes federais, segundo a portaria assinada pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, vai acontecer até dia 30 de julho. O prazo do apoio poderá ser prorrogado, se for necessário.

Historicamente, julho é mês de alta nos índices de desmatamento na Amazônia. Além disso, é o mês em que o governo fecha o seu balanço anual, de agosto de 2018 a julho de 2019, para compor o cenário do desmatamento por meio do sistema Prodes, ferramenta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).