Forças Armadas irão atuar até junho no combate ao desmatamento

A atuação pode ser estendida na região a pedido dos governadores.
Forças Armadas cumprem mais uma função. Foto: Marcelo Casal.

Blog da Mara

A partir desta segunda-feira, 11, até 10 de junho, as Forças Armadas poderão atuar na Garantia da Lei e da Ordem (GLO0, no combate ao desmatamento ilegal e focos de incêndio na Amazônia Legal, que engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

A autorização está contida no decreto nº 10.341, do presidente Jair Bolsonaro,  publicado na quinta-feira (7) no Diário Oficial da União.

Serão ações preventivas e repressivas na faixa de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da região. As ações ocorrerão de forma articulada com os órgãos de segurança pública e instituições públicas de proteção ambiental.

A atuação, conforme o decreto, poderá ser estendida a outras áreas a pedido dos governadores. As missões de GLO das Forças Armadas ocorrem por tempo limitado nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública e são realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República.