fbpx

Governadores da Amazônia apresentam plano de recuperação em carta a evento de Biden

Governadores da Amazônia apresentam plano de recuperação em carta a evento de Biden

Com informações do Estado de São Paulo 

Até às 23 horas de terça-feira, apenas os governadores Marcos Rocha, de Rondônia, e Antonio Denarium, de Roraima, não tinham assinado o documento.

Governadores da Amazônia Legal apresentaram na noite desta terça-feira, 20, uma carta aberta à Cúpula de Líderes sobre o Clima, que começará dia 22, com indicação de um plano concreto para a região, e manutenção de compromisso com o Acordo de Paris e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Além do governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), porta-voz do grupo, assinaram o texto Gladson Cameli (PP-AC), Waldez Goés (PDT-AP), Mauro Mendes (DEM-MT), Helder Barbalho (MDB-PA), Mauro Carlesse (PSL-TO). Até às 23h desta terça-feira, só não participaram Antônio Denarium (sem partido-RR) e Marcos Rocha (sem partido-RO), informa o jornal O Estado de São Paulo.

“Sublinhamos o papel da esfera de governo subnacional no combate ao desmatamento ilegal, no desenvolvimento de uma economia de baixo carbono e na preservação dos biomas brasileiros, em especial da Amazônia”, diz o texto.

Os governadores apresentam o Plano de Recuperação Verde (PRV), “ousado e abrangente, mas realista e necessário aos desafios do Brasil e do mundo deste século”. E pedem “visão colaborativa”, sem entrar em detalhes.

A carta diz que o PRV tem quatro eixos: frear o desmatamento; incentivar desenvolvimento produtivo sustentável; promover a tecnologia verde e capacitação; e promover infraestrutura verde.

O plano já foi apresentado aos embaixadores dos Estados Unidos, União Europeia, Noruega e Reino Unido. Sem citar expressamente, o que os governadores buscam é ajuda financeira, assim como o governo federal o fez.

Leia mais aqui. 

Deixe um comentário

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print