Foram distribuídas 48.270 doses da vacina do Butantan e aplicadas 13.888 doses até agora.
O governo de Rondônia lançou publicamente neste sábado (30) no PainelCovid-19 o vacinômetro, para que a população e órgãos de controle possam acompanhar o processo de imunização contra a Covid-19 que ocorre nos municípios, sob administração das prefeituras. Até agora foram vacinadas 13.888 pessoas do grupo de prioridade. Foram distribuídas nesta fase 48.270 doses aos municípios.
A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) também disponibilizam a partir de agora os dados da vacinação no Boletim Diário sobre Coronavírus e Relatório de Ações, elaborado pela Sala de Situação Integrada (SCI).
Esses canais são instrumentos que o governo de Rondônia encontrou para que a população possa acompanhar as informações sobre as pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19, oferecendo transparência ao processo de imunização.
Um campo específico sobre vacinados foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia e Informação (TI) da Sesau, no PainelCovid19, como forma de apoio ao Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso (SCPA), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
“O sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde é muito bom, porém os municípios estão em fase de alimentar o sistema, por isso ainda geram relatórios parciais. Por meio da plataforma Painel Covid-19, as equipes relatam os dados preenchidos manualmente e entregues nas Regionais de Saúde, dessa forma temos um dado atualizado”, informa Ivo Barbosa, coordenador estadual de Imunização da Agevisa.
Em Rondônia foram aplicadas 13.888 doses de vacinas, 13.420 doses em profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19; 130 idosos acima de 60 anos que estão em instituições de longa permanência (ILPI) e 338 indígenas.
“A TI ampliou a plataforma com o objetivo de munir nossa população de informações, além de subsidiar a imprensa com os dados sobre os vacinados. É uma opção a mais enquanto aguardamos estabilização do sistema do Ministério da Saúde”, destacou Edilson Silva, diretor em exercício Agevisa.