GSI alertou o governo federal reforçar protocolos de segurança no Siafi

O sistema, coordenado pelo Tesouro Nacional, teria sido acessado por pessoas não habilitadas. Investiga-se um desvio de R$ 3 milhões, mediante ordens bancárias.
Sede da Polícia Federal em Brasília. Foto: José Cruz.

Subordinado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI),o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do Governo (CTIR Gov) emitiu alerta na última sexta-feira, 19, para o aumento dos casos de vazamento de credenciais do acesso ao  Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do governo federal.

O Siafi executa pagamentos de todas as áreas da gestão federal, e foi acessado por meio de senhas, não concedidas por usuários credenciados a utilizá-las.

O setor do GSI fez recomendações para que os órgãos do governo federal redobrassem medidas para reforçar protocolos de segurança em todos os sistemas operacionalizados pelos ministérios.

A Polícia Federal anunciou na segunda-feira, 22, que está investigando o caso.

Na CNN, foi divulgado em seu telejornal que a estimativa é de que tenham sido desviados R$ 3 milhões mediante acesso ao sistema.

O desvio seria, segundo informações preliminares, por emissão de ordens bancárias, o que geralmente é feito, por exemplo, para providenciar um pagamento de emenda para benefício que passa para uma prefeitura.