Igrejas, boates, teatros e academias fecham por 15 dias em Porto Velho

Em caso de sintomas como febre, tosse e falta de ar, a população pode tirar dúvidas nos números 0800-647-1010, 3901-2835, 98473-3110, 9 8473-7482 ou 9 8473-8041. Hildon contratou mais médicos. Foto: Comdecom.

Blog da Mara

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, anunciou na tarde desta quarta-feira, 18, em coletiva com a imprensa, diversas medidas preventivas de combate ao coronavírus. As ações estão contidas no decreto 6.597, que será publicado no Diário Oficial de quinta-feira.

Entre as medidas estão a suspensão, por 15 dias, dos alvarás de funcionamento de boates, teatros, cinemas, danceterias, academias e estabelecimentos de entretenimento de ambiente fechado. O Porto Velho Shopping passa a funcionar, também por 15 dias, no horário de 12 às 21 horas – 20 horas para as lojas.

Os restaurantes, empresas de fornecimento de alimentação, farmácias, laboratórios e demais prestadores de serviços de saúde, podem funcionar sem restrição com a determinação de espaçamento mínimo de dois metros de distância entre as mesas e um metro entre pessoas.

As congregações religiosas devem suspender encontros por tempo indeterminado, e segundo o prefeito ficam sujeitas a punições na esfera penal caso não sigam a recomendação.

Pelo prazo de 15 dias, estão suspensas o acesso público à órgãos da Prefeitura. Crianças não poderão entrar por 90 dias.

Extrema necessidade

Hildon Chaves pediu a colaboração da população para que procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Upas apenas  em caso de extrema necessidade.

Mesmo sem nenhum caso confirmado na capital, por precaução, o município precisa seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e com isso o decreto de emergência no âmbito da saúde municipal. “Em caso de suspeita da doença, liguem nos telefones disponíveis para dúvidas antes de procurar atendimento”, orientou.

Contratação de médicos

O prefeito Hildon Chaves anunciou a contratação emergencial de mais de 40 médicos para aumentar o quadro de profissionais na rede municipal. “Eu determinei que todos fossem chamados de uma única vez. Se houver necessidade, nós faremos novas contratações para melhor atender nossa população nesse momento”, disse.

A secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, informou que os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão reduzidos para evitar aglomeração de pessoas nas unidades. “Nós vamos mudar os agendamentos e os horários que temos hoje, diminuindo o número de pacientes. Alguns atendimentos serão remarcados para que a gente possa atender somente os casos mais urgentes”, explicou.

A Unidade de Saúde do Bairro Castanheira, Areal da Floresta e Centro de Saúde Maurício Bustani funcionarão das 7 horas às 19 horas a partir da próxima segunda-feira (23), segundo a Semusa. “Vamos entrar em uma nova rotina para poder atender a população com todo respeito e com o que necessitar. Pedimos também que todos fiquem atentos as recomendações”, disse Eliana Pasini.

Ficar em casa para evitar a disseminação do vírus é a orientação a ser seguida por todos.  “Essa é uma das formas de prevenção e por isso pedimos que todos sigam as nossas orientações”, pediu.

Em caso de sintomas como febre, tosse e falta de ar, a população pode tirar dúvidas antes de procurar atendimento médico ligando nos números disponíveis, que são: 0800-647-1010, 3901-2835, 98473-3110, 9 8473-7482 ou 9 8473-8041.