Isabel Gallotti toma posse como ministra titular do TSE nesta terça-feira

Formada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), ela exerceu a advocacia e atuou no Ministério Público Federal e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
Ministra Isabel Gallotti, do STJ, foi eleita em setembro para titular da Justiça Eleitoral. Foto: Reprodução/STJ.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta terça-feira, 21, cerimônia de posse da ministra Isabel Gallotti como integrante efetiva da Corte, para o biênio 2023-2025, e eleição e posse do novo corregedor-geral da Justiça Eleitoral. A sessão terá início às 19h. Em razão do evento, não haverá sessão para julgamento de processos.

Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2010, Isabel Gallotti é ministra  substituta da Corte Eleitoral desde 20 de setembro de 2022.  Em setembro deste ano, foi eleita para o cargo de titular do TSE pelo Pleno do STJ.

Formada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), ela exerceu a advocacia e atuou no Ministério Público Federal e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). O Pleno do STJ também escolheu na mesma sessão o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva para compor o TSE como substituto, ao lado do ministro Antonio Carlos Ferreira, que já exerce o cargo.

As vargas foram abertas no TSE devido o encerramento do biênio do ministro Benedito Gonçalves na Corte Eleitoral, em 9 de novembro. Ocupante do cargo de corregedor geral da Corte, ele era membro titular do TSE.

O posto dele será ocupado pelo ministro Raul Araújo, componente do STJ que está há mais tempo na posição de ministro titular do TSE, critério tradicionalmente escolhido para eleger  o corregedor.