Lula em mais uma viagem: na Bélgica, para a cúpula CELAC-União Européia

Lula ficou fora do Brasil mais de um mês em viagens que já gastaram, até maio, 24 milhoes de reais segundo a Veja.
Presidente Lula já acumula viagens a 12 países. Foto: Marcelo Camargo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega na tarde de domingo, 16,  a Bruxelas, na Bélgica, para a terceira reunião de cúpula entre a CELAC (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e a União Europeia. O encontro, o primeiro entre os dois blocos desde 2015, vai tratar de diversos temas de interesse internacional. Em paralelo, o presidente brasileiro terá diversos outros compromissos.

Em seis meses de governo, Lula já visitou 12 países em sete viagens diferentes e ficou 31 dias fora do Brasil. Os gastos, segundo a Revista Veja, até maior, foram de R$ 24 milhões.

Entre os principais temas que serão abordados estão o combate à fome, os desafios ambientais, a reforma do sistema financeiro internacional, o combate às mudanças climáticas, a transição energética, o enfrentamento ao crime organizado transnacional e o desenvolvimento sustentável nas dimensões econômica, social e ambiental.

Durante briefing para a imprensa, na quinta-feira, 13, no Palácio Itamaraty, a secretária de América Latina do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Gisela Padovan, a secretária de Europa e América do Norte, embaixadora Maria Luísa Escorel, e o diretor do Departamento de Política Econômica, Financeira e de Serviços, embaixador Philip Fox-Drummond Gough, explicaram os objetivos do Brasil no evento.

“Essa reunião é importante para dar um novo impulso às relações bilaterais, num contexto de tensões geopolíticas, com aumento da pobreza e da fome”, afirmou Gisela Padovan. “Ontem saiu um relatório da ONU mostrando que quase 800 milhões de pessoas no mundo enfrentaram situações de fome. Diante disso e num contexto de desafios ambientais, é muito importante as duas regiões trabalharem em prol de uma agenda comum”, completou a embaixadora.

Leia mais aqui