Pesquisar
Close this search box.

Lula propõe em Letícia o que já existe, o Parlamento Amazônico

Encontro na cidade colombiana de Letícia antecede a Cúpula da Amazônia, marcada para agosto.
Presidente Luiz Inácio assinou decreto que institui Concurso Nacional Unificado. Foto: Reprodução/Youtube.

Blog com informações da Agência Brasil

No encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, na cidade de Letícia, na Colômbia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou neste sábado, 8. O evento foi organizado pelo governo da Colombiano, do presidente Gustavo Petro. A cidade de Letícia faz divisa com Tabatinga, no extremo oeste do Amazonas, na região da tríplice fronteira entre a Colômbia, o Brasil e Peru.

O  presidente, com intuito de fortalecer a cooperação entre estes países e ainda a Bolívia, Equador, Guiana, Suriname e Venezuela, todos integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazonica (OCTA), propôs o que já existe, o Parlamento Amazônico, 10 anos desativado, tendo sido ressuscitado o ano passado por deputados federais ligados à questão. A ideia do Parlamento Amazônico é promover ação conjunta e concertada desses países para a preservação dos direitos da Amazônia e para a promoção do seu desenvolvimento.

Lula da Silva também sugeriu a criação de um Fórum de Cidades Amazõnicas. O encontro em Letícia antecede a realização da Cúpula da Amazônia, marcada para 8 de agosto em Belém.

Na área de ciência e monitoramento foram propostas a criaão do  Observatório Regional da Amazônia, que vai sistematizar e monitorar dados de todos os países para orientar políticas públicas, além de produzir, em tempo real, boletins e alertas sobre secas, cheias, chuvas, incêndios e contaminação das águas, instrumento que já existe no ambito do Brasil, e um Comitê de Cientistas na Amazônia.