Pesquisar
Close this search box.

MPF/RO e MP recomendam à Caerd fornecer água aos ribeirinhos

Desde a enchente no Madeira, as comunidades de Conceição do Galera, Papagaios, Cavalcante, Curicacas, Nazaré e Terra Caída não tem água tratada. Foto: Divulgação/Prefeitura.

Com informações do MPF.

Com orientação em caráter de urgência, os Ministérios Públicos Federal e Estadual emitiram recomendação conjunta para que a Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) adote todas as providências para fornecer água potável aos moradores de seis distritos de Porto Velho.

Desde 2014 as comunidades de Conceição do Galera, Papagaios, Cavalcante, Curicacas, Nazaré e Terra Caída permanecem com acesso apenas à água bruta, retirada do rio Madeira. Isso acontece desde que essas comunidades foram afetadas pela cheia histórica do Madeira em 2014 (foto G1).

Procurador Raphael Bevilacqua pediu cronograma de atendimento. Foto: Divulgação.

Na recomendação, o procurador da República Raphael Bevilaqua e o promotor de Justiça Jesualdo Eurípedes Leiva de Faria orientam para que seja apresentado ao MPF e ao MP/RO um cronograma com locais a serem beneficiados com o fornecimento de água encanada, datas de início e conclusão, providências em cada etapa dos projetos, bem como a divulgação na página eletrônica da Caerd.

Foi dado um prazo de 10 dias para que a Caerd se manifeste se irá acatar ou não a recomendação. Cópia do documento foi remetida ao Ibama, Governo do Estado de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho, Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia e Câmara de Vereadores de Porto Velho.