Pesquisar
Close this search box.

“O cenário não está bom, está piorando”, afirma Fernando Máximo

Túnel de desinfecção será instalado nesta quinta-feira, 30, no Cemetron para ser utilizado pelos servidores na entrada e saída do trabalho, anunciou Leandro Dill. Foto: Italo Ricardo.

Blog da Mara

Na coletiva da manhã desta quinta-feira, 30, o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, disse que o cenário de infecção das pessoas pelo novo coronavírus está piorando. “O cenário não está bom, está piorando, temos de trabalhar em união para diminuir o poder de infecção do vírus”, alertou.

Fernando  Máximo novamente apelou para que cada membro da população ajude no enfrentamento à Covid-19. “Não pode participar de eventos, sejam velórios, festas, reuniões. Todos tem de entender a gravidade da situação. E tem de usar máscaras para as saídas necessárias”, disse.

Os casos confirmados da doença são 433, e outros  115 curados. Mais de 70 estão internados, 37 no Cemetron e Assistência Médica intensiva (AMI), e outros 36 internados em enfermarias com suspeita da doença. O secretário voltou a frisar que estes precisam ficar isolados, ocupando enfermarias com quatro leitos. O número de óbitos é 15.

Segundo ele, no dia de ontem (29) chegaram  122 amostras ao Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) para serem examinadas.

TÚNEL DE DESINFECÇÃO

Na coletiva, o presidente da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento de às Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa (Fapero), Leandro Soares Moreira Dill (foto), anunciou a instalação de um túnel de desinfecção no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) para ser utilizado pelos profissionais de saúde.

“É um ação assertiva importante, o mercado local não tem solução para esta demanda, então desenvolvemos este modelo em parceria com a Universidade Federal de Rondônia”, disse Leandro Dill.  Foi a Unir quem bancou o protótipo.

O túnel de desinfecção usa uma solução denominada quaternário de amônio, que segundo Dill não promove reações adversas. Cada servidor que entrar para o trabalho receberá uma ducha do produto, o que também acontecerá na saída, para não levar possível contaminação para casa. Integra o túnel um tapete em que a solução está impregnada para desinfectar os sapatos. “Os sapatos podem ser um vetor de contaminação sim, podem levar para dentro do ambiente o vírus”, disse.