Pesquisar
Close this search box.

Operaçao 3ª Onda reforça fiscalização em estabelecimentos comerciais

Antes de dar início à operação, a comissão responsável pelos trabalhos da noite se reuniu no auditório do Corpo de Bombeiros para alinhar as ações. Foto: Frank Néry.

 As ações de fiscalização, neste mês de janeiro, iniciaram no último final de semana, nos dias 8, 9 e 10.   

Secom e Blog

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), responsável pela coordenação da Operação 3ª Onda, segue com a fiscalização nos estabelecimentos comerciais, conveniências e afins que não estejam cumprindo com as determinações do Decreto Estadual, nº 25.605 na capital. Na sexta-feira (15), as ações de enfrentamento à Covid-19 para evitar aglomerações contaram com a participação de promotores do Ministério Público de Rondônia(MP) e de representantes do Conselho Tutelar de Porto Velho.

A operação foi executada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), em parceria com as Polícias Militar e Civil, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), a Vigilância Sanitária Municipal, a Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), entre outros órgãos.

Antes de dar início à operação, a comissão responsável pelos trabalhos da noite se reuniu no auditório do Corpo de Bombeiros para alinhamento das ações. Quatro equipes foram organizadas estrategicamente para atuar em todas as regiões da cidade. Na ação, a maioria dos estabelecimentos listados previamente estavam fechados.

“Conforme vimos, cerca de 70% dos estabelecimentos se encontravam fechados, isso é fruto dos trabalhos realizados com seriedade e muita responsabilidade, pois temos a certeza que se essas ações não fossem realizadas, nós estaríamos em colapso, como está ocorrendo nos estados vizinhos”, enfatizou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gilvander Gregório.

O coronel Gregório detalhou ainda que o intuito maior da operação é evitar o aumento da contaminação pela Covid – 19 e, consequentemente, não sobrecarregar o sistema de saúde de Rondônia. “Esta é uma operação preventiva, para que as pessoas tenham consciência de que as aglomerações têm feito um estrago, contribuindo com a proliferação pelo coronavírus e isso não pode continuar. Estamos evitando que o caos se estabeleça no Estado, promovendo essas ações bastante pontuais, em parceria com os órgãos de fiscalização do Estado e município. Nós orientamos, explicamos, notificamos e, em caso do descumprimento, partimos para a interdição, para evitar de vez aglomerações inoportunas”, pontuou.

As ações de fiscalização, neste mês de janeiro, iniciaram no último final de semana, nos dias 8, 9 e 10, com um balanço de 146 ações realizadas.