Plano Nacional de Educação faz 10 anos com apenas 2 das 20 metas cumpridas

O PNE é um planejamento decenal; seu insucesso aponta para a falta de continuidade das políticas para o setor.
Educação básica sofre com falta de continuidade nas políticas de ensino. Foto: Reprodução/SEED-PR

Agência Câmara de Notícias

O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado e sancionado em 2014, completa dez anos com apenas duas de suas 20 metas cumpridas e uma que poderá ser alcançada até o fim do ano. O PNE é um planejamento decenal com estratégias para a política educacional. O último trouxe metas a serem cumpridas no período de 2014 e 2024.

Entre as metas alcançadas, está a de elevar a qualidade do ensino superior e a proporção de mestres e doutores entre os professores das faculdades. Outra meta batida foi o aumento do número de matrículas no mestrado e no doutorado.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que também participou da comissão que debateu o PNE de 2014, considera ser fundamental garantir mais recursos para financiar a educação pública no PNE 2024. “Nós queremos os 10% do PIB , que nunca foram cumpridos, e os 50% do Fundo Social do Pré-Sal, que também não foi cumprido”, ressalta.

O insucesso no cumprimento das metas aponta para a falta de continuidade das políticas públicas do seetor por parte dos dirigentes.

Leia mais aqui.