Pesquisar
Close this search box.

Senado faz força-tarefa para votar PECs, entre elas a que criminaliza porte de drogas

Senado define uma agenda para votar propostas de emenda à Constituição nas proximas semanas.
Senador Jorge Kajuru, vice-líder do Governo. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Blog e Agência Senado

O  vice-líder do governo no Senado, Jorge Kajuru (PSB-GO),anunciou nesta quinta-feira, 23, após reunião de líderes com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que uma força-tarefa será realizada nas proximas semanas, antes do recesso, para votar projetos pendentes de análise.

Segundo Kajuru, os senadores votarão as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) da criminalização da posse de qualquer quantidade de drogas (PEC 45/2023), da transferência automática para a reserva de militar candidato a cargo eletivo (PEC 42/2023) e de valor adicional pago para juízes e membros do Ministério Público (PEC 63/2013):

“A semana que vem vai ser a primeira de força-tarefa, priorizando as PECs. [Serão votadas] a PEC das drogas e dos militares. Se definiu que na quarta que vem a CCJ [Comissão de Constituição e Justiça] votará [a PEC dos militares], e também no Plenário. Houve um consenso, meu relatório foi satisfatório, agradou inclusive os militares no ponto que retirei a questão deles [serem transferidos à reserva se ocuparem cargos] em ministérios e secretarias [ministeriais] (…) [Também] vamos já colocar em pauta a questão dos “supersalários do Judiciário” na semana que vem,” disse Kajuru.

O vice-líder também informou que o Senado votará, na semana que vem, o Projeto de Lei (PL) 1.459/2022, sobre mudanças no sistema de registro de agrotóxicos. O PL 4.173/2023, sobre a incidência do Imposto de Renda para investimentos feitos em fundos exclusivos e em outros países (chamados “offshore”), e o PL 3.626/2023, que regulamenta apostas, também serão analisados.