TCU identifica riscos de segurança em informações do governo federal

Auditoria constatou que orgãos não investem em praticas de segurança da informação para evitar invasão de hackers, por exemplo.
Sede do TCU em Brasilia. Foto: Agencia Senado.

Com Voz do Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) fez auditoria para avaliar a segurança da informação em organizações públicas federais. Segundo a instituição, em nota divulgada no portal, o trabalho identificou falhas de configuração em serviços de hospedagem web e correio eletrônico entre outros.

É uma fragilidade que, conforme a auditoria, pode ser explorada por hackers para ataques virtuais.

Foram encontradas pela auditoria sete riscos que podem ser usados para manipulação de tráfego de rede, roubo e vazamento de dados.  Os riscos podem atingir contas de usuários e interromper os sistemas das organizações.

O TCU classificou como nível baixo ou intermediário a maturidade das práticas de segurança da informação na maioria das instituições avaliadas.

As principais causas para o problema são a falta de recursos ou investimento, de pessoal e de capacitação.