O toque de recolher estabelecido no decreto 25.728, publicado na noite de sexta-feira, 15, pelo governo de Rondônia, entra em vigor neste domingo (17), com validade até 26 de janeiro. Moradores de 29 municípios que se encontram nas fases 1 e 2 não poderão deixar suas casas entre as 20h e 6h.
A medida temporária foi estabelecida em razão do crescimento do número de casos ativos de pessoas infectadas pelo coronavírus, e praticamente 100% de lotação dos leitos de UTI em todos os hospitais. O secretário de Saude de Rondônia Fernando Máximo disse que o estado está “à beira do colapso.”
O decreto define os casos excepcionais em que as pessoas poderão deixar suas casas. Uma situação permitida é para prestar socorro a alguém ou comprar medicamentos. Após o período de 10 dias de vigência, a medida poderá ou não ser prorrogada.
Além da capital, os municípios enquadrados no novo decreto são Alto Alegre dos Parecis; Ariquemes; Buritis; Cacaulândia; Cacoal; Candeias do Jamari; Colorado do Oeste; Cerejeiras; Cacoal; Corumbiara; Chupinguaia; Guajará-Mirim; Ouro Preto do Oeste; Machadinho d’Oeste; Monte Negro; Nova Brasilândia d’Oeste; Novo Horizonte do Oeste; Jaru; Ji-Paraná; Pimenta Bueno; Porto Velho; Rio Crespo; Rolim de Moura; São Miguel do Guaporé; Santa Luzia d’Oeste; Urupá; Vale do Anari; Vilhena.