O governo de Rondônia iniciou hoje mesmo, com forte aparato de segurança, a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para todos os municípios de Rondônia. As primeiras doses de vacina, no total de quase 50 mil, são enviadas, conforme a Agencia Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), para seis regionais: Zona da Mata, Vale do Jamari, Madeira Mamoré, Cone Sul, Central e Café. Elas totalizam os 52 municípios.
Segundo o site Rondoniagora, são exatamente 48.648 doses. Mas pelo quadro de distribuição, são 46. 990 doses para os públicos beneficiados no momento, havendo uma diferença de 1658 doses. Nenhuma nota da comunicação do governo informa o número exato das doses. Por isso, o blog encaminhou pedido de esclarecimento mas ainda não teve resposta.
Profissionais de saúde e indígenas são os grupos prioritários. Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas são pessoas que vivem em asilos ou que tem algum tipo de deficiência, e pelo quadro de distribuição aqui publicado apenas Porto Velho receberá para atender este publico.
A vacina já chegou a Nova Mamoré e Guajará Mirim, onde têm muitos indígenas.
De acordo com o quadro de distribuição, que inclui a capital, Porto Velho, serão vacinados 40.737 trabalhadores da saúde; 6113 indígenas e 140 pessoas com 60 anos ou mais.