O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) tem um novo diretor. O engenheiro eletricista Clezio Marcos De Nardin, que era coordenador-geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas do próprio instituto, foi escolhido pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para assumir o cargo máximo do órgão pelos próximos quatro anos. Ele pertence ao quadro da instituição.
Nardin, de 48 anos, é um dos criadores do programa de monitoramento do clima espacial no Inpe. A decisão foi publicada na sexta-feira, 2, no Diário Oficial da União.
Até sua nomeação, o Inpe estava sob comando interino de um militar. Clezio Nardim afirmou que pretende adotar, à frente do Inpe, um caráter pragmático em relação a eventuais ataques do governo federal. “Tenho de oferecer respostas técnicas ao governo, esta é minha função. A política é com o ministro”, disse.
Ao todo, nove pessoas se candidataram ao cargo, entre eles o ex-diretor do Inpe Gilberto Câmara e dois ex-diretores de institutos de pesquisa federais: Nilson Gabas Júnior (que foi do Museu Paraense Emílio Goeldi) e Victor Pellegrini Mammana (Centro de Pesquisas Renato Archer).