Conselho de Ética instaura processo contra Zambelli, Nikolas e mais 5

Conselho de Ética instaura processos contra sete parlamentares.
Deputada federal Carla Zambelli. Foto: Pablo Valadares.

Foram instaurados pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 30, sete processos contra parlamentares. Entre eles estão as representações feitas contra os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carla Zambelli (PL-SP), acusados, respectivamente, de ter cometido crime de transfobia e de ter constrangido o deputado Duarte (PSB-MA) durante a audiência com o ministro da Justiça, Flávio Dino, em abril. Também foi aceita representação contra o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), por suposta importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta (PL-SC), durante a mesma audiência com Dino.

Carla Zambelli também protagonizou na campanha episódio em que perseguiu um suposto militante da esquerda de arma em punho no meio da rua.

Uma representação contra a deptuada  Talíria Petrone (PSOL-RJ) também foi instaurada. Ela é acusada de quebra de decoro parlamentar por ter lembrado, durante reunião da CPI do MST, de investigações que miram o relator, o deputado Ricardo Salles (PL-SP). Outro que está na mira é Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se desentendeu com o deputado Marcon (PT-RS) em uma reunião da Comissão do Trabalho.