Pesquisar
Close this search box.

Doação da Alemanha para Fundo Amazônia é suspensa

Salles se comprometeu a apresentar minuta de decreto com o que pretende alterar na gestão do fundo.
Salles desativou o Departamento de Fiscalização do Ibama. Foto: Valter Campanato.

Uma nova doação de 35 milhões de euros, pelo governo da Alemanha, para o Fundo Amazônia, será retida. Equivalente a mais de R$ 151  milhões, os recursos serão suspensos diante das incertezas que rondam o futuro do programa no Brasil. As informações são do repórter André Borges, de O Estado de São Paulo.

A Alemanha já repassou R$ 193 milhões para o programa. A doação será retida ate que o governo Bolsonaro anuncie, com clareza, o que pretende fazer com o principal programa de combate ao desmatamento do País.

Na tarde de quarta-feira, 3, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se reuniu com embaixador da Alemanha, Georg Witschel, e o embaixador da Noruega, Nils Martin Gunneng.

O ministro se comprometeu a apresentar, no dia 15 de julho, uma minuta de decreto com os detalhes do que pretende alterar na gestão do fundo.  O Ministério do Meio Ambiente chegou a cogitar que o dinheiro fosse utilizado para indenizar proprietários rurais a fim de regularizar áreas na Amazônia.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo,  o encontro teve um clima amigável. Os países sinalizaram o interesse de continuar a colaborar com o programa, mas não assumiram nenhum compromisso e vão aguardar o que, na prática, o governo pretende fazer.