Pesquisar
Close this search box.

PEC que limita decisão monocrática no STF passa por 1ª sessão de discussão

No total, serão cinco sessões de debate até votação em primeiro turno.

Com informações da Agência Senado

O Plenário do Senado começou a discutir nesta terça-feira, 24, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021, que limita decisões monocráticas e pedidos de vista no Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposta passou pela primeira sessão de discussão (de um total de cinco que são necessárias para a votação em primeiro turno). PECs exigem dois turnos de votação em cada casa legislativa.

Decisão monocrática é aquela proferida por apenas um magistrado — em contraposição à decisão colegiada, que é tomada por um conjunto de magistrados. A P

A PEC 8/2021 veda a concessão de decisão monocrática que suspenda a eficácia de lei ou ato normativo com efeito geral ou que suspenda ato dos presidentes da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional.

No caso de pedido formulado durante o recesso do Judiciário que implique a suspensão de eficácia de lei ou ato normativo, será permitido conceder decisão monocrática em casos de grave urgência ou risco de dano irreparável, mas o tribunal deverá julgar esse caso em até 30 dias após a retomada dos trabalhos, sob pena de perda da eficácia da decisão.

Leia mais aqui