fbpx

IBGE: Rebanho bovino de Porto Velho é o quarto do país

IBGE: Rebanho bovino de Porto Velho é o quarto do país

A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), com dados de 2019, divulgada nesta quinta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que Porto Velho se tornou o quarto maior produtor de rebanho bovino do país. A capital tem 1,1 milhão de cabeças de gado.

Na análise dos municípios que têm cabeças de gado em sua economia, Porto Velho (RO) perde apenas para São Félix do Xingu, no Pará, o primeiro colocado, com 2, 2 milhões de cabeças de boi; Corumbá (MS), com 1,8 milhão e Vila Bela da Santíssima Trindade (MT), com 1,2 milhão.

Porto Velho tem mais de 1 milhão de cabeças de boi. Foto: Assessoria Mapa.

O Estado de Mato Grosso apresenta 14,8% de toda a produção nacional, a maior do país, e foi o que mais contribuiu para a ampliação do número de rebanhos no Brasil, que volta a se recuperar após dois anos consecutivos de queda. O número de reses no país chega a 214,7 milhões.

Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais mantiveram os postos de maiores rebanhos brasileiros e juntos foram responsáveis por 35,7

% do total. Com 74,0 milhões de cabeças de gado, o Centro-Oeste continuou na liderança, participando com 34,5% de todo o rebanho bovino nacional.

Em Rondônia, além de Porto Velho, os maiores rebanhos estão situados em Nova Mamoré (730 mil cabeças); Jaru (517 mil cabeças); Buritis (516 mil cabeças) e Ariquemes (477 mil cabeças).

Segundo a PPM 2019, o rebanho bovino rondoniense é o sexto maior do Brasil, com mais de 14,3 milhões de cabeças.

Deixe um comentário

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print