Um estudo publicado na revista cientifica “Nature,” divulgado pelo jornal O Globo na quarta-feira, 21, foi qualificado pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) de “missa encomendada para não se permitir que o povo da Amazônia tenha dignidade.”
Assinado pelos pesquisadores brasileiros Lucas Ferrante (UFAM) e Guilherme Becker, o estudo diz que a pavimentação da BR-319, ligando Rondônia ao Amazonas, pode trazer o surgimento de pandemias.
Chamado no plenário de “imbecis e manipuladores” pelo senador amazonense, os pesquisadores afirmam que “o asfaltamento pode prejudicar as metas climáticas ao acelerar a perda da biodiversidade no bioma, além de propiciar saltos de zoonoses — doenças infecciosas transmitidas dos animais para os seres humanos — que podem desencadear novas pandemias.”
O senador disse que novas pandemias no mundo atual surgirão sim, e acharão, como nesse estudo, um culpado por elas: a Amazonia. ‘Sempre tem imbecis que se dizem cientistas que dizem bobagens. Em 2000 já disseram que a Amazonia não passaria de um areal, e ninguém cobra nada depois,” disse.
“Esses imbecis brasileiros que divulgam imbecilidades tem de entender que a rodovia já está aberta. Você brasileiro, você brasileira, não pode entrar nessa,” disse Valério.